O que é BLW

O BLW (baby-led weaning) é a introdução da alimentação complementar guiada pelo bebé, que tem por base a forma como os bebés se desenvolvem e as capacidades que surgem naturalmente no primeiro ano de vida. Esta abordagem está assim enraizada no desenvolvimento físico, mental e emocional do bebé. A diversificação alimentar ocorre da forma mais natural: o próprio bebé vai dirigir o processo desde o início, em autorregulação e de forma autónoma, respeitando o seu ritmo e as suas escolhas no momento da refeição.

Na prática, o bebé mostra que está preparado para se alimentar e os pais ou cuidadores oferecem os alimentos confeccionados de acordo com a fase de desenvolvimento em que este se encontra. Por iniciativa própria, o bebé vai tocar nos alimentos, que se querem nutritivos, seguros e variados, e levá-los à boca com as suas mãos, não sendo por isso necessário recorrer a papas e purés.

Através do respeito e da atenção às suas necessidades individuais, fomenta-se a confiança e autonomia do bebé. Os pais olham para o seu bebé como um ser único, com necessidades e gostos próprios, dando-lhe a oportunidade de compreender os seus sinais de fome e saciedade, sem intervenção excessiva nem tabelas de horários e quantidades rígidas.

Esta abordagem apresenta, também, excelentes resultados na aprendizagem e receptividade dos alimentos, ao tornar a sua ingestão numa experiência de descoberta multissensorial, em que o bebé desfruta das cores, dos cheiros, das texturas e dos sabores dos alimentos.

O BLW promove o momento da refeição familiar. O bebé, ao participar da refeição e comer dos alimentos disponíveis na mesa, vai aprender a alimentar-se através do exemplo. A família, ao preparar a refeição tendo em conta a necessidade de variedade e nutrição do bebé, acaba por melhorar os seus hábitos alimentares e poupa tempo, ao não ter de preparar duas refeições distintas. O momento à mesa transforma-se num espaço de aprendizagem e partilha, uma oportunidade para os pais conhecerem melhor o seu bebé.

Esta abordagem, aconselhada por vários especialistas e amplamente utilizada noutros países, vem assim dar resposta aos problemas e carências dos bebés da sociedade actual, sendo uma alternativa à forma tradicional de introdução alimentar. Preocupados com a saúde do seu bebé e conhecendo os números alarmantes de obesidade infantil, muitos pais e cuidadores procuram esta abordagem de forma a promover uma boa relação com a comida. É também uma oportunidade para desacelerarmos o ritmo das nossas vidas quotidianas e desfrutarmos o que temos melhor na vida: um bebé que cresce saudável e se desenvolve enquanto indivíduo.