Água: quando e como introduzir?

Maria Fernandez

Maria Fernandez

Em resposta às vossas dúvidas sobre a água, estas são as recomendações mais recentes dos especialistas:

  • Recomenda-se oferecer água aos bebés a partir do momento em que iniciam a alimentação complementar e deve-se oferecer em livre demanda. 
  • Não devemos forçar a terminar o conteúdo do copo de água mas devemos oferecer com frequência. Se estão num país ou região com clima muito quente devem ter atenção especial a este ponto.
  • Não há recomendação específica sobre a quantidade de água diária a oferecer durante a alimentação complementar, pois o seu principal alimento, leite materno (ou fórmula), continua a fornecer água ao bebé . 
  • Antes dos 6 meses e de ter iniciado a AC, os bebés recebem a hidratação necessária a partir do leite. Oferecer outros tipos de bebidas, como água, infusões, sumos naturais , não só não é necessário como pode ser prejudicial… atenção aos mitos do passado.
  • No caso de bebés amamentados começaremos a oferecer água durante as refeições e continuaremos a oferecer a mama em livre demanda durante o dia. 
  • O bebé deve ter por perto o seu copo de água durante a refeição. Se ele pedir, vocês podem oferecer. Caso contrário, o bebé sabe que pode pedir, porque o copinho está sempre por perto.
  • O leite continua a ser o principal alimento do primeiro ano , por isso não há problema se o bebé não quiser beber muita água nas primeiras semanas e preferir leite, estará bem hidratado.
  • A água, em Portugal, pode ser a da torneira, sem necessidade de ferver antes. Em países onde o consumo da água da torneira não é recomendada, deve-se ferver ou dar água engarrafada.
  • Não se recomenda oferecer água em biberão. Podem começar a oferecer água em um copo aberto normal ou em copo de aprendizagem

Recomenda-se o uso de copo aberto por várias razões:

1. Aprendizagem: usar um copo aberto incentiva o bebé a aprender a bebericar (melhor para o desenvolvimento oral e mandibular) em vez de continuar a sugar.
2. Promovem a auto-regulação: estar disponível durante as refeições estimula o bebé a beber água, dando resposta as próprias sensações de sede. Beber água é um hábito saudável para a vida toda.
3. Higiénicos: os copos sem tampa, sem bico, sem vedação, e sem válvulas antiderrame são mais fáceis de limpar e não favorecem a acumulação de micro-organismos.
4. Muito populares no BLW mas em realidade ótimos para todas as abordagens.
5. Podem ajudar em vários desafios da amamentação e com bebés que rejeitam todo o tipo de tetinas.

Gostou? Compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on tumblr
Tumblr
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posts Recentes

Porque devemos demolhar (alguns) alimentos?

A obstipação e a introdução da alimentação complementar:

As perguntas mais frequentes

Categorias

Tags

Facebook

Instagram

Webinar