A higiene do bebé durante a refeição

Maria Fernandez

Maria Fernandez

Já pensaram no momento da higiene do bebé como um momento que também faz parte da rotina da alimentação?

Bebés que estão constantemente a ser limpos (com um guardanapo, por exemplo, a cada colher de sopa), durante as refeições, ou que se sentem mal porque fizeram uma grande sujeira e os pais desataram aos gritos, ou que experienciam uma limpeza invasiva após a refeição, podem desenvolver associações negativas com a alimentação. Isto pode contribuir para que a alimentação se torne uma experiência desafiante para toda a família.

Eu costumo recomendar fazer do momento “higiene” o mais divertido possível. Podemos arranjar um recipiente grande de água onde cabem os pés/pernas e mãos/braços dos nossos bebés, darmos compressas ou panos para os bebés participarem na limpeza. (Ficariam surpreendidos com o quão bons os bebés são a limpar a própria face!)

Idealmente, a limpeza acontece após a refeição, NUNCA DURANTE e não na cadeira de alimentação. (Isto para que os vossos bebés não desenvolvam associações negativas com as refeições ou com a própria cadeira). Quando temos um bebé que não gosta da cadeira de alimentação é das primeiras estratégias que sugiro implementar.

Música favorita a tocar no final da refeição para sinalizar que acabou, toda gente pega numa compressa molhada e que comece a festa!

Gostou? Compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on tumblr
Tumblr
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posts Recentes

Porque devemos demolhar (alguns) alimentos?

A obstipação e a introdução da alimentação complementar:

As perguntas mais frequentes

Categorias

Tags

Facebook

Instagram

Webinar