Já pensaram no momento da higiene do bebé como um momento que também faz parte da rotina da alimentação?
Bebés que estão constantemente a ser limpos (com um guardanapo, por exemplo, a cada colher de sopa), durante as refeições, ou que se sentem mal porque fizeram uma grande sujeira e os pais desataram aos gritos, ou que experienciam uma limpeza invasiva após a refeição, podem desenvolver associações negativas com a alimentação. Isto pode contribuir para que a alimentação se torne uma experiência desafiante para toda a família.
Eu costumo recomendar fazer do momento “higiene” o mais divertido possível. Podemos arranjar um recipiente grande de água onde cabem os pés/pernas e mãos/braços dos nossos bebés, darmos compressas ou panos para os bebés participarem na limpeza. (Ficariam surpreendidos com o quão bons os bebés são a limpar a própria face!)
Idealmente, a limpeza acontece após a refeição, NUNCA DURANTE e não na cadeira de alimentação. (Isto para que os vossos bebés não desenvolvam associações negativas com as refeições ou com a própria cadeira). Quando temos um bebé que não gosta da cadeira de alimentação é das primeiras estratégias que sugiro implementar.
Música favorita a tocar no final da refeição para sinalizar que acabou, toda gente pega numa compressa molhada e que comece a festa!